quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Python

No estudo sobre o tempo de adoção de uma nova tecnologia eu me encaixo na categoria "early majority". Não sou daqueles que toma sorvete quando ele ainda é vitamina, entende? Eu prefiro esperar congelar antes. Fraquinha essa comparação, né?

Então, as vezes eu sou até um "laggards", se você considerar que comecei a gostar de SHELL script décadas depois dele ser criado :)

No entanto, com Python foi diferente. Gostei da cobra na primeira vez que a vi (cuidado aí com o que você anda pensando). A linguagem favorece a simplicidade. Eu acho ideal para construir scripts, tanto é que andei até esquecendo um pouco de SHELL script quando comecei a usá-la.

Alguns exemplos:

Tokenizar uma linha

nome,endereco,telefone,sexo,email = linha.split()


Ler arquivo linha por linha

for linha in open(arquivo)


Publicar diretórios via HTTP

python -c "import SimpleHTTPServer;SimpleHTTPServer.test()"

Tá de sacanagem né? Em java isso renderia várias linhas de código. Eu realmente sou adepto de que o número de bugs cresce com o número de linhas de código.

O que ainda me incomoda é a tipagem dinâmica, que tranforma seu código em um cabaré na faixa de gaza. Imagine a tensão!!! Invocar um método vamosProQuarto(x,y) passando um palestino e um israelense. E o pior, lá dentro eles virarem três travestis e um Ronaldo.

Pense nisso!

7 comentários:

Flávio "Barata" Santos disse...

o melhor de tudo é:

x = VariavelQuePodeSerNULL or AlternativaCasoAPrimeiraVariavelSejaNULL

ou ainda:

if (1 < x < 5): print x, 'estah entre 1 e 5'

Simplesmente incrivel... amo muito tudo isso!

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Sempre uso linguagens dinamicas(ruby ou python) qdo o shell script nao da conta do recado. :D

Nao entendi como um palestino e um israelense irao se transformar em 3 (TRES?!) travestis! Provavelmente Ronaldo levou um sul-mato-grossense!

João Arthur disse...

esqueceu que a tipagem é dinâmica, Chonis?

Lá dentro eu posso tranformar os parâmetros no que eu quiser.

o palestino pode virar uma lista de travestis, enquanto o israelense pode virar o Ronaldo...sei lá. Você prefere o contrário? Pode-se incluir um anão e um bode caso vc queira!

[]'s

Lorena Travassos disse...

entendi tudo!

xero

Leonardo de Assis disse...

Python é mesmo uma linguagem fantastica.. a prova disso são os projetos de Programação 1 desse semestre. Um dos q vi foi um Space Invaders onde o último chefe é a Estrela da Morte do Starwars.. :P

No meu tempo, usando Pascal, nem tinha projeto.. Mas eu lembro que no final eu fiz um jogo de Empressadinho em modo texto.. :P

Mirna disse...

Blog incrivelmente nerd...
sei nem o que é tipo de dado :P :P
kkkkkk
que meu orientador nao me escute