terça-feira, 2 de setembro de 2008

Estatística for dummies

Uma amiga minha (preservando a fonte em prol de um jornalismo sério) é o ISO 9001 da estatística. É o nobel do desvio padrão. A baronesa da variância. Repare,

ela me pediu pra ajudá-la em uns exercícios de estatística. Vou colocar aqui a transcrição da conversa.

- João Arthur, me ajuda com esses dados aqui. Eu preciso calcular o desvio padrão.

- Tá certo. Mandei a fórmula e o modo como calcular para o seu email.

Três minutos depois.

- Ahh...fácil demais! É isso que você estuda aí na UFCG é? Precisa de mestrado pra fazer isso? Já calculei aqui. Deu -3,2

- Menos 3,2??? Meu amor, o desvio padrão não pode dar negativo. Você está elevando todas as diferenças ao quadrado.

- Hummm...tá certo.

37 minutos sem nenhuma resposta dela...

- E aí? Resolveu o desvio padrão?

- Faz tempo!!! Desde aquela hora que você me disse que não podia dar negativo!

- Eita, massa! Calculou de novo, né?

- Não! Tirei o sinal!
- Como assim tirou o sinal???

- Tirei, ué! Ele tava me atrapalhando...

Ainda bem que ela não vai trabalhar no IBGE.

3 comentários:

Leonardo de Assis disse...

Conheci Jãozinho estudando pras provas de métodos estatísticos.. :P

Vanessa Macêdo disse...

E num resolveu!

Ballerina disse...

Oi!
Preciso de aprender alguma rudimentos de estatistica para um projecto meu.
Queria saber se voce conhece alguma fonte que possa me indicar.
Eu precisarei de saber coisas muito basicas, como: como e que eu estabeleco uma amostra representativa?
Meu email gaspar. liliana @ Gmail.com
Obrigada