quinta-feira, 28 de abril de 2011

Gente certa no lugar certo

Eu acho que esse fator pode catalisar o sucesso do desenvolvimento de uma aplicação. Gente certa no lugar certo.

Uma pequena história antes...

Eu considero o nível de conhecimento que me foi passado na graduação excelente. Por que? Gente certa no lugar certo. Isto é, professores certos nas disciplinas certas. É só analisar os pares que vocês vão concordar comigo:

Dalton - Estrutura de Dados
Jorge - ATAL
Jacques - SI
Fubica - SO e SD
Camilo - P1
Nain - Física
Patrícia - Testes

Veja que eu disse "gente certa no lugar certo". Se os pares fossem trocados, talvez a história não fosse a mesma.

O que acontece com as empresas de desenvolvimento de software que eu conheci (tenho 3,1415... de experiência de mercado, em uma escala de 0 a 1000000000) é que os
pares são trocados ou, muitas vezes, há lugares certos, mas não há pessoas certas.

Por exemplo, eu tenho um amigo chamado X (se ele deixar eu publico o nome depois) que é muito bom nesse negócio de computação. Tipos essas coisas: algoritmos, estruturas de dados, impressora, roteadores etc. Sério agora, eles é muito bom programador. Tão bom que não achou lugar certo para ele aqui.

Onde eu quero chegar com isso?

Se ele trabalhasse no Brasil, com 3 meses na empresa haveria duas alternativas:

- Pular para outra com salário maior
- Virar analista e aumentar o salário

A segunda é o ponto onde quero chegar. O cara que é muito bom desenvolvedor vira analista. Ele vai para o lugar errado! O lugar dele é a baia de desenvolvedor. Que
tal premiá-lo por ser bom naquilo?

Eu até acho que X faria bem o trabalho de analista ou projetista, mas ele não quer! O lugar dele é desenvolvendo! E enfrentando problemas desafiadores!

É muito paradoxal isso. Os programadores que se destacam viram analistas. É como se dissessem: "Bicho, você é muito bom para fazer isso, vou te dar uma promoção. A partir de agora você não precisa mais sujar as mãos."

Olha só, cedo ou tarde, toda abstração vai virar uma instrução de baixo-nível. A sacada é você colocar as pessoas certas nos lugares certos.

Eu estou tentando achar o meu lugar certo. Só que, antes, preciso achar algo de bom que eu faça.

2 comentários:

Unknown disse...

Olá João,

Sempre que posso acompanho seu blog! Gostei muito do nome! kkkkkk

Concordo com você neste assunto, a maioria das empresas acha que promover um bom programador à analista vai fazer com que os novos programadores sejam melhores. As análise de programadores (com treinamento para isso) são geralmente de melhor qualidade em relação aos analistas que nunca programaram (programaram muito pouco).

Trabalhei três anos como programador, logo após o mestrado e ao mesmo tempo ministrava minhas aulas nas faculdades particulares da região. O que notei, comecei como programador e me tornei líder de equipe, função: Verificar as análises dos analistas e passar para os programadores. Quando o abacaxi era um dragãozinho, o Gerente dizia: Taciano implementa essa funcionalidade, mas continua fazendo gerência e análise com salário de programador!

Eu gostaria de ficar como líder dos programadores e programar, fazia isso bem! Contudo, na época, não tinha treinamento com gerência. Outro problema das empresas é exigir multitarefa dos seus funcionários promovidos que terminam não dedicante o tempo certo a função certa!

Temos que tentar mudar esse pensamento nos nossos alunos, futuros empreendedores!

Abraços,

João Arthur disse...

Grande, Tatá! Valeu pela colaboração. Muito bom ver a história contada por quem viveu :)