quinta-feira, 31 de março de 2011

Clube do Monza 89

Eu moro em Campina Grande. Demorei oito anos pra assumir isso. Foi o tempo que levei para deixar de levar roupa suja pra minha mãe lavar em João Pessoa.

Campina Grande é uma cidade ruim em quase todos os sentidos. Ela é hostil. Ela não é acolhedora, embora receba muitos retirantes.

A minha bronca com Campina Grande não é o fato dela ser uma cidade à beira do caos. Quase todos os lugares que conheci são inóspitos. Recife é péssima. Salvador é bem por aí. João Pessoa não é Zurich na beira do mar como dizem. O que me irrita em Campina Grande é o fato de terem se acostumado com isso.

Se você tem um Monza 89 você tem 3 opções:


  • Cagar e andar (que expressão!) para o que os outros pensam sobre o seu carro velho.
  • Tentar melhorar seu carro ou melhorar de carro.
  • Entrar para o clube do Monza.

A duas primeiras opções, na minha opnião, são digníssimas!!! Mas os campinenses entraram para o clube do Monza das cidades ruins. Eles acham que está tudo bem. Sentem até orgulho.

"Po, bicho. Culpa sua também, né? Quem mandou andar pelo centro a essa hora?"
"Ah, velho. Você vai andar à pé em bodocongó. Bem feito."
"Está reclamando? Get back to where you once belong, po."
"O cara que deu o tiro veio da torcida do São Paulo."

É impressionante. A culpa nunca é da situação em que a cidade está. Nunca é a cidade, afinal, existem outros lugares piores. 

Pelo que conta a história, Campina, no passado, já foi um Monza zerinho!!! Mas passou, gente. Dá a impressão de que só sobrou a lembrança de um dia ter sido um carro novo. 

O que ficou foi esse sentimento traiçoeiro chamado orgulho. Não importa o que aconteça, meus 3.5 graus de miopia orgulhosa só me mostram uma cidade maravilhosa.

10 comentários:

Leonardo de Assis disse...

Monza ?? Monza é muito novo. CG tá mais pra um Chevette !!

Aninha disse...

ainda levo a roupa suja pra João Pessoa.. e moro lá :)

Thiago Emmanuel disse...

Este texto é um ponto de vista típico daqueles que viviam em redomas em suas cidades, no circuito colégio-piscinadoprédio-açainapraia e pela primeira vez saíram da zona de conforto.

João Arthur disse...

Bela resposta, presidente Monza.

Heloísa disse...

João, admita, Tico tem razão. E olha q eu nem sou de CG pra estar defendendo

=)

Thiago Emmanuel disse...

hahahhaha, nem tanto, ao menos vice. Respondendo de maneira mais educada ... já presenciei muitas discussões relacionadas a isto, principalmente em que moradores de João Pessoas estavam presentes. O resumo que consigo fazer é o seguinte: na maioria dos casos criticam Campina por estes coisas i) o trânsito no centro da cidade é infernal ii) violência e iii) o transporte público não presta. De antemão concordo que estes são problemas reais da cidade, e não conheço campinense algum que desminta isto falando sério. Minhas ressalvas nestas discussões eram i) os reclamantes não moravam perto do centro de suas cidades ii) Campina Grande é menos violenta que a grande maioria das cidades dos reclamantes e iii) os reclamantes não usavam o transporte público de suas cidades (ao menos para ir para a periferia delas).

Veja que em nenhum ponto isto nega os problemas de campina grande, só coloca as coisas em perpectiva. E ajuda a colocar as discussões de maneira menos preconceituosa

João Arthur disse...

Mas ele é seu Marido, Helo :) Essa é uma ótima razão para defende-lo.

Estou 99% com Manel. Os outros 1% é exatamente sobre o que escrevi. O orgulho ferido e a necessidade de sempre colocar em perspectiva João Pessoa ou a cidade do reclamante.

"no circuito colégio-piscinadoprédio-açainapraia"


Eu não sou de João Pessoa. Na prática, vivi um ano lá. Os outros todos foram em Campina. O que me caracteriza mais como um campinense que mora em bodocongó do que com um pessoense que mora em manaíra (que já é tão perigoso quanto bodóca).

Fábio Leite disse...

João, se existe alguma cidade brasileira que não tem problemas de segurança, trânsito, saúde, educação e infra em geral me avisa, pois faz tempo que procuro. Quando conversamos sobre isso, eu falei que tinha algumas suspeitas, mas não ficam aqui no NE. :)
Ps.: Não vale dizer que Vertentes, ou Coxixola, ou Marizópolis, ou Missão velha não têm problemas de infra e que os moradores não acham que moram nas melhores cidades do NE. :P

João Arthur disse...

Fábio, não existe. Pode parar de procurar mas, por favor, não se acostume.

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.