Fiquei pensando sobre mestrado e doutorado enquanto almoçava um peixinho sagaz. Na verdade, fiquei pensando se eu virasse orientador de algum mestrando semana que vem. O que eu faria? O que eu colocaria como meta para meu orientando? A resposta veio rapidamente à minha cabeça:
- Você, ao fim do mestrado, tem que se tornar um escritor de sucesso.
Definindo um escritor de sucesso no ambiente acadêmico:
1 - Mais de 50 pessoas devem se interessar pelo tema do seu livro (apelidado aqui de dissertação).
2 - Mais de 20 pessoas devem ler seu livro. Orientadores e amigos mais próximos não contam. Se os leitores não forem da sua região geográfica você vai receber o prêmio Gabriel García Márquez. Se os leitores não forem da sua área específica você concorrerá ao nobel da PAZ.
3 - Você deve receber dicas/sugestões/críticas de pelo menos 10 das 20 pessoas do tópico anterior. Se UM dos caras do tópico anterior for considerado um escritor, você concorrerá ao prêmio Machado de Assis. Caso contrário, você receberá a medalhinha Paulo Coelho.
4 - Seu livro deve ser recomendado (citado) por pelo menos 10 pessoas. Se UM desses caras for considerado um escritor, você concorrerá ao prêmio Machado de Assis. Caso contrário, você receberá a medalhinha Paulo Coelho.
5 - Se o seu livro só for lido por você, seu orientador, e a banca examinadora, você é a Bruna Surfistinha do ambiente acadêmico.
Faz sentido? Se não fizer, isso explica porque eu não oriento ninguém :)
Ps.: Ao que tudo indica, não serei um escritor de sucesso.